Biscoitos Amanteigados com Toque de Noz-Moscada

Uma receita deliciosamente para fazer no fim da tarde, presentear e vender

Biscoitinhos amanteigados são um dos meus doces favoritos!

Foi a primeira coisa que me levou para a cozinha e uma das coisas que desafiam minha capacidade de comer de modo controlado. 😆
Há um tempo eu comprei um livro ótimo com várias receitas incríveis, chamado “1001 cupcakes, biscoitos e outras tentações” da editora Parragon. E quando vi essa receita achei perfeita para compartilhar com vocês, por ser muito versátil.
E essa versatilidade é bem interessante para você que trabalha com doces ou que está pensando em começar esse doce trabalho, pois a receita tem uma ótima rentabilidade, durabilidade, além de ser possível criar novos sabores.
A massa tem um toque sutil de noz-moscada e para uma nova opção de sabor, basta acrescentar ¼ de colher de chá de outra especiaria. Os biscoitos também ficam um delícia com gotas de chocolate. 😉
O biscoito é levemente crocante na mordida e desfaz na boca ao degustar, e o ideal é que fique fora da geladeira para não comprometer sua textura.
Tem uma ótima durabilidade, se conservada em local bem fechado, como em um saquinho, pode durar até 15 dias mantendo essa textura. Mas se ficar em local aberto, com passar do tempo perde a crocância mas continua uma delícia.

Então bora para a receita?

Ingredientes

175g de farinha de trigo
¼ de colher de chá de noz-moscada ralada na hora
115g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
50g de açúcar

Modo de Preparo

1 – Preaqueça o forno a 180°C
2 – Em um recipiente grande, peneire a farinha e a noz-moscada
3 – Acrescente a manteiga e amasse até obter uma farofinha
4 – Coloque o açúcar e misture até uma massa uniforme que desgrude das mãos
5 – Enfarinhe uma bancada, e polvilhe um pouco de farinha por cima da massa, para que seja mais fácil estendê-la.
A massa é bem delicada, por isso você precisará polvilhar farinha em todo processo. Se preferir, pode abrir a massa dentre dois pedaços de papel manteiga ou plástico filme.
6 – Coloque os biscoitos em uma forma forrada com papel manteiga
7 – Leve para o forno por aproximadamente 6 minutos, ou até que as bordas fiquem douradas.

Rendimento e ideias de variação

Uma receita, rende 336g de massa. E como eu tinha um pouco de chocolate em casa, dividi a massa em dois e acrescentei 30g de chocolate meio amargo picado a metade da massa.
Eu estava animada com a nova receita, então testei fazer os biscoitos em 3 formatos 😀 😃.
Cortei a massa sem chocolate com um cortador oval de 3,5 cm de diâmetro, o que me rendeu 41 biscoitinhos.
Na outra metade, utilizei um cortador de flores, com 5cm de diâmetro, e por cima coloquei pedacinhos de chocolate, nesse formato obtive 15 biscoitos.
E no último, misturei as gotas de chocolate a massa e fiz pequenas bolinhas, 10 no total. Assim, uma massa rendeu 66 biscoitinhos deliciosos. 😋
Uma dica importante, se você optar por fazer biscoitos com pedacinhos de chocolate, é utilizar o formato de bolinhas.
Pois assim você não precisará se preocupar em como o calor irá influenciar na sua embalagem, nessa opção ele até ajuda, pois quando seu cliente morder o biscoito, as gotinhas de chocolate estarão derretidas. 😉

Como comentei anteriormente, você pode criar novos sabores acrescentando especiarias, mas também pode trocar a noz-moscada por outro elemento aromático, como raspas de laranja e ainda acrescentar gatinhas de chocolate branco ou do seu chocolate preferido.
Faça testes, avalie como é o paladar dos seus clientes, se preferem algo mais ou menos doce, e elabore biscoitos incríveis.

Só não esquece de voltar para contar. 😘

 

 

Foto: Divino Granulado 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *