Bolo delícia de limão com glacê e chantilly

Você vai fazer uma festa, um jantar para os amigos, quer presentear ou apenas fazer um doce bonito? Esse bolo atende a todas as necessidades!

Eu amooooooo o trabalho desenvolvido pela Rita Lobo, em todas as plataformas e projetos ela traz soluções práticas e dicas incríveis para se alimentar bem, com uma refeição deliciosa e ainda com uma proposta saudável.

Você deve estar achando que eu estou tietando aqui, e até estou, maaaas, ela merece <3 . Fiz esse bolo de limão recentemente e estou encantada, por isso tinha que compartilhar com vocês.

Ele fica um bolão lindo quando pronto, e ao servir fica um charme com chantilly. Se você estiver pensando em como compor sua mesa de doces, ele sem dúvida ficará uma graça feito em mini forminhas com um buraquinho no meio,onde você poderá preencher com chantilly, ou, caso você não goste de chantilly, faça apenas com o glacê porque ele acrescenta sabor e deixa o bolo lindo.

Tenho certeza que se você fizer e colocar em uma linda caixa para presente, tanto a versão mini, quanto a normal,  deixará a pessoa que for receber encantada.

Não importa qual a ocasião, acredito que esse bolo irá deixar seus momentos ainda mais gostosos. Eu estou toda orgulhosa do meu, tanto que a foto do post é a do meu bolo =D

Então bora conferir a receita, se você quiser ver o vídeo da receita, tem no gnt play 😉

Ah, só não esquece de me contar de qual momento essa receita fez parte e me mostrar a foto do seu bolo!  =D

PARA A MASSA

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
2 colheres (chá) de fermento em pó 
1/2 colher (chá) de sal 
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar 
4 ovos 
1 xícara (chá) de leite 
raspas de 2 limões 
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio. Procure fazer uma camada fina e uniforme, de preferência, usando um pincel. Polvilhe com farinha de trigo e bata bem para retirar o excesso.

2. Passando pela peneira, coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela.

3. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. 

4. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Se a massa ficar com uma aparência talhada, não se assuste: é assim mesmo.

5. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. 

6. Quando a massa estiver bem lisa, desligue a batedeira. Adicione as raspas de limão, misture com uma espátula. 

7. Transfira a massa para a fôrma preparada. Para nivelar, o truque é girar a fôrma rapidamente sobre a mesa.

8. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco; se sair limpo, está no ponto. 

9. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos, antes e virar. Bolo muito quente costuma rachar. 

10. Na hora de virar, coloque um pano de prato sob a fôrma; coloque o prato que for usar sobre o bolo; com auxílio do pano (para não se queimar), vire a fôrma de uma vez.

PARA O GLACÊ

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 
2 colheres (sopa) de suco de limão 

Modo de Preparo

Numa tigela, coloque o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira para ficar bem soltinho. Misture o suco de limão rapidamente e espalhe sobre o bolo. Depois de um tempo, o glacê endurece.

PARA O CREME DE CHANTILLY

Ingredientes

500 ml de creme de leite fresco 
2 colheres (sopa) de açúcar 

Modo de Preparo

O creme de leite fresco bate mais fácil quando está bem gelado. Se quiser, uns minutos antes de colocar na batedeira, leve ao congelador. Junte o creme de leite com o açúcar e bata na batedeira, até engrossar. Conserve na geladeira.

Fonte.: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300216

Foto: Divino Granulado